Como se preparar para uma entrevista:

É sempre uma tensão quando se fala em entrevista de emprego. Aquele "friozinho na barriga" que dá. Mas essa é uma metodologia que sempre estará fazendo parte do dia-a-dia de quem trabalha com recrutamento e seleção.

Uma entrevista de emprego é o momento em que as pessoas estão mais anciosas e dispostas a impressionar. Infelizmente o nervosismo só atrapalha. A timidez também. E falar demais pode ser bastante perigoso.

  
Fotografia Ilustrativa - Getty Images

Um ou dois dias antes da entrevista, use seu tempo para se preparar psicologiamente. Durma um pouco mais cedo. Se a entrevista for mais cedo, durma mais cedo ainda. Chagar atrasado causa má impressão, então chegue pelo menos uns vinte minutos ou mais, adiantado. Não faça atividades cansativas no dia anterior. Não exagere na maquiagem.


Procure se informar sobre o ramo da empresa que vai fazer a entrevista, entre outras informações. Isso pode ser um diferencial, se acaso o entrevistador te perguntar algo sobre a empresa. Procure na Internet mesmo. O importante é se informar para pelo menos parecer que sabe algo sobre a empresa que deseja trabalhar. Isso para o recrutador tem um sentido de interesse em trabalhar para a empresa que está tentando uma classificação.

Nas dinâmicas em grupo, "seja diferencial" com ideias inovadoras, e demonstrando bom relacionamento com as pessoas de um grupo. Não sendo o centro das atenções, mas tentando resolver situações as quais o grupo precisa de você. Seja você parte importante do seu grupo, "talvez seja o grupo todo". Mas nunca seja o que menos contribui.

   
Fotografia Ilustrativa - Getty Images

Dicas fundamentais para obter um melhor desempenho:

Nosso Departamento Pessoal está munido de profissionais aptos a dar o melhor atendimento em várias situações referentes aos processos que acontecem de acordo com a rotina do meio.

  • Roupas - vista-se de acordo com a função que vai exercer. De acordo com o estilo de roupas que deverá usar em seu ambiente de trabalho, ou como chegará ao mesmo. Ou seja: se vai trabalhar em um escritório, vai usar roupas estilo social; se vai trabalhar em uma loja de shopping de artigos esportivos, não vá de terno. Use roupas de estilo esportivas (o que não significa que vai com a camisa de seu time de futebol, é claro);
  • Aparência - não presta atenção só com o estado das suas roupas como o corte de cabelo, barba, cheiros extra-corporais (como cheiro de cigarro impregnando o ambiente ou gerando mal hálito);
  • Participação - este é um fator que condiz muito com a personalidade do candidato. Seja respondendo a perguntas, ou querendo se informar sobre dúvidas que não foram exclarescidas anteriormente; Não tente ser o centro das atenções;
  • Dicção e dissertação - falar e escrever bem é fundamental. A comunicação é o fator principal para a vida em sociedade. Se não sabe usar as informações com clareza, não irá fazer com que te levem a sério, por não estar sendo claro;
  • Feedback - seja o retorno que a empresa que vai te contratar deseja. Um funcionário disposto a contribuir com o sucesso da empresa; um funcionário que está sempre disposto a fazer o necessário para que tudo ocorra bem em sua área de trabalho. Gerar confiança não só em seus superiores, mas em você mesmo. Se emprenhe para ser fundamental para sua empresa já que não pode ser insubstituível;
  • Responsabilidade - este é, com certeza a característica mais procurada nos candidatos. Toda empresa necessita de funcionários comprometidos com seus horários e funções. Só que além disso, muitas pessoas se perguntam sobre o porque de ter perdido a vaga para um concorrente que tem família e filho(s). Devido à importância que sustentar uma família é uma "grande responsabilidade", e quem precisa de trabalhar para garantir o sustento de sua família é proporcionalmente diferente de jovens que usam seu tempo extra com festas nos fins de semana ou até mesmo durante a semana. O risco desses funcionários não comparecerem ao local de trabalho por motivo de falta é muito maior. Ou mesmo o risco de produzir menos que o normal é maior. Pois normalmente passam noites acordados, faltam o trabalho porque foram para a "balada" no dia anterior e acordaram indispostos.

É claro que não significa que todo pai e mãe são responsáveis. Não significa que estão prontos para ser escolhidos no processo seletivo. O que determina que o candidato é ele mesmo e sua história. O entrevistador irá analisar se está pronto para exercer a função de acordo com seus critérios de classificação.

   

Conclusão:

Para obtenção de uma boa colocação no mercado de trabalho exige muito mais do candidato do que suas atribuições e experiências anteriores. Nem de sua habilidade para se comunicar ou de como se veste e lida com seus colegas de trabalho. Exige de esforço. Força de vontade. Determinação e estar realmente preparado para ser admitido pela empresa de acordo com as especificações que a mesma deseja. Acreditamos que estas referências acima citadas poderão contribuir para seu sucesso profissional.

Absorva o melhor daqui e dê o melhor de si. Não porque poderá obter o emprego desejado, mas por poder fazer parte do grupo de pessoas que tentar transformar este mundo num mundo melhor.

   
 
Seja diferencial: